4 de janeiro de 2012

VOCÊ TEM MAIS DO QUE IMAGINA !


Certa vez em meu local de trabalho o chefe da sessão me perguntou: você troca duzentos cruzeiros?, ao que  respondi, tenho dez cruzeiros no bolso e se tivesse 200 cruzeiros eu não teria nem vindo trabalhar, estaria lá nas Lojas Americanas da 13 de maio em Campinas comendo um LASA Club (um sanduíche da época muito gostoso), naquela época tinha lanchonete na LASA  do centro. Depois de meia hora apareceu o ilustre chefe da sessão com uma nota de 200 cruzeiros, aquela da Princesa Izabel, redentora dos escravos e com olhos azuis e cabelos loiros e que depois teve suas feições alteradas com traços afro. Eu ganhava na época 900 cruzeiros por mês, e então levar duzentos agora para passear era uma benção. Foi muita generosidade daquele mais que um chefe, um grande amigo. 

Aquele era um dinheiro que não estava precisando, ele veio assim de surpresa, mas imagine um número de valores que você precisaria ou gostaria de ter hoje. Imaginou? Pense bem neste número.Você tem mais que este valor? 

Quero lhe dizer algo, você tem muito mais do que imaginou ou possa imaginar. Muitas são as vezes que ouvimos pessoas declarando um estado de pobreza, miséria e ruína.Querem ser como a viúva de II Reis 4:1-7, que quase diz acho que não tenho nada: “E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. “

Muitos declaram por serem mestres em “achologia” que nada tem. Acham  que não tem nada. Por mais necessidades que tenhamos, vamos sempre ter algo mais do que imaginamos ter, a grosso modo pensa se que ela só tinha uma botija de azeite e mais nada, mas ela tinha algo mais, ela tinha mais outras coisas. Coisas que para alguns com certeza, encontrariam dificuldades para encontrar solução.
Preste atenção nesta declaração “Meu marido, teu servo, morreu… veio o credor”. (II Reis 4:1). Ela tinha a dívida deixada pelo marido. Muitos hoje experimentam esta situação, convivem com problemas que nem são seus, foram criados por outras pessoas, mas agora cai sobre si a responsabilidade de resolvê-los. A vantagem que tem quem está andando pela Palavra é que Deus nunca permite que tenhamos cargas que não possamos carregar.

Outro fato interessante:“meus dois filhos”. Ela tinha dois filhos para sustentar. É comum hoje depararmos com gente que tem a obrigação de sustentar filhos, pais ou mesmo um marido doente, e as despesas estão altas demais, saiba que a Palavra de Deus declara: “Jamais vi um justo desamparado”. 

Eu fui muito abençoado na noite de 13 de maio de 1984, dia das mães, ao comparecer junto com minha família numa igreja pastoreada pelo meu grande amigo que residia em Mogi Guaçu naquela época, pastor Vitor Valente para dedicar o meu filho João ao Senhor. Entre o prelúdio, cânticos e hinos entoados naquela noite uma me chamou a atenção. E dizia assim aquele hino por título Vitória nas Lutas, do Cantor Cristão: “Temos por lutas passado, umas temíveis e cruéis, mas o Senhor tem livrado delas seus servos fieis. Força e poder nos tem dado;Ele nos tem sustentado.Dando nos sua mão, vida de paz, perdão, salvação”. Eu me sentia em paz, porque o nome do Deus que eu e minha família servia continuava sendo Jeová-Jire, o Senhor Proverá.

Que incrível o que aquela mulher tinha, a dívida do marido, os filhos para sustentar, mas ela tinha também uma botija de azeite. “Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”. (II Reis 4:2). Aqui está um grande segredo, as pequenas coisas nas maiorias das vezes fazem grandes diferenças em nossas vidas.O grande libertador do povo de Deus, que tirou o povo do Egito, tinha apenas uma vara em suas mãos, e com ela fez grandes milagres. “Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais”.(Êxodo 4:17).

No I livro de Reis 17:12 diz que a viúva Serepta tinha só um pouco de azeite e um punhado de farinha. Mas o homem de Deus deu lhe uma palavra profética, e ela acatando a palavra, diz os vss 15 e 16 “ assim, comeram Elias do bolo, a mulher e a sua casa por muitos dias, e da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou.” Davi só tinha uma funda e cinco pedrinhas “E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu”. 1Samuel 17:40.

O que você tem em suas mãos? Nunca menospreze o que Deus tem dado a você, não menospreze começar algo a partir de uma pequena coisa, a pequena casa, a bicicleta ou moto, seu trabalho secular e ou modesto cargo na igreja. 

Na Missão Paz e Vida de Mogi Guaçu tinha um exemplo de quem começou há 34 anos a trabalhar como office-boy e hoje Deus têm honrado em alto cargo dentro de uma grande empresa. Um pequeno grupo de 12 homens liderado por Jesus abalou toda a estrutura religiosa da época e marcou um novo tempo, que culminará no grande arrebatamento de incontáveis santos para estarem eternamente na glória.

Naquele momento ter uma botija de azeite era importante, mas o mais importante que aquela muher tinha era a capaciade dar ouvidos ao homem de Deus. Em principio homens de Deus tem sempre uma palavra advinda de Deus. Quando um homem de Deus fala é porta voz de Deus. De sua boca sai a sabedoria de Deus, os conselhos de Deus. “Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas”. (II Reis 4:3) Aqui muitas questões poderiam ser levantadas: Tenho vergonha de pedir vasilhas emprestadas. Acho que duas ou três vasilhas já seriam suficientes.

NÃO!!!!!!! O MILAGRE DE DEUS COMEÇA NA OBEDIÊNCIA. No caso da viúva de Serepta – “E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias”. (I Reis 17:15) Aquela mulher tinha uma disposição a ouvir a palavra do Homem de Deus, por mais esquisita que fosse. Já reparou que homens de Deus falam coisas esquisitas.

Lembro me do saudoso Menadro Moretti disse me em Campinas no dia 13 de julho de 1984: O SENHOR TE LEVANTA PARA DIRIGIR UM PEQUENINO REBANHO, MAS QUE FARÁ GRANDES COISAS… Às vezes eu me pergunto: porque será que tem tanta gente falando que é visão de Deus que eu tenha um grande rebanho? Para quê? Para não fazer nada de notório.Vejam tudo que fizemos em 27 anos, sem barganhas políticas, sem favores dos aconchavos partidários. Com o que fizemos tudo isto? Com um pequeno rebanho!

As coisas esquisitas do homem de Deus: a)Vasilhas vazias não pagam dívidas, b)Botija quase vazia, não enche vasilha vazia, muito menos muitas vasilhas. Mas aquela mulher sabia que obedecer era melhor que questionar. c)Faça um bolo primeiro para mim.

Outras coisas esquisitas que homem de Deus falam: Um irmão da igreja veio falar comigo. Pastor estou de férias e retorno em breve ao serviço. As coisas não estão boas na empresa estão dispensando muita gente, e em particular encarregados. Eu disse àquele irmão baseado na vida em linha com a Palavra que vivia: você é fiel dizimista, não falta à culto, bom chefe de família, íntegro e sempre pronto ao serviço da casa do Senhor: amado, sem duvida a empresa está dispensando, mas você será o encarregado de todos os encarregados da sua área. Você crê nisto? Creio. Então vamos orar. Oramos e aconteceu. Sabe porque? Porque homem de Deus sabe que a Palavra de Deus na sua boca é verdade.

O resultado de uma mulher decidida a obedecer: “E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou”. (II Reis 4:6) O compromisso de Deus é com quem obedece. Deus trata a desobediência com severidade: “Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus”. (Deuteronômio 8:20).“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. (I Samuel 15:22). “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”. (Isaías 1:19).

O apóstolo Paulo dava tamanha ênfase para a obediência que escreveu aos Tessalonicenses na 2ª. Carta, cap.3:14 “Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe”.

Creio que esta postagem de  hoje vem sinalizando a aproximação de um grande milagre de Deus para a sua vida. Como aquela mulher eu quero que você saiba ainda que você tenha dívidas herdadas, filhos para sustentar, e só tenha uma botija de azeite para resolver todos os seus problemas, se você tiver a habilidade para reconhecer um homem de Deus e disposição para ouvir, e fé para obedecer suas orientações naquilo que é o rhema de Deus para o seu momento, Deus vai fazer transbordar a sua vasilha, em cima do que você tem.

Deus te mostrará uma realidade: você tem mais do que imagina. Se o que você sonha, imagina, deseja e quer não está ainda em sua mão, você precisa de um milagre, clame a Deus e Ele te concederá. Não olhe para o quanto você tem, olhe e clame Àquele que fará da sua pequena porção o milagre para a sua vida. 

03/01/12

3 Comentario:

Tunin disse...

Mais do que qualquer riqueza, a riqueza do Senhor Jesus em nossas vidas é que é preciosa.excelente texto de reflexão!
Deus o abençoe.
Abraços.

Wilma Rejane disse...

Não publicar.

Graça e paz irmãos Paulo!

Foste um dos sorteados para ganhar a segunda edição do meu livro - Às margens do Quebar . Não tenho mais seu endereço, por favor, podes me enviar novamente? meu email: wilmarejane@yahoo.com.br

Obrigada!

Antonio Batalha disse...

Irmão vim fazer uma visita ao seu blog, li algumas coisas, e dou graças a Deus pelo seu empenho em proclamar a bendita Palavra. Quero porém deixar algo mais do que um simples comentário. Quero deixar estas palavras: Que escreva sempre com humildade, de todo o coração, e com muito amor, escreva principalmente as verdades vividas na sua vida, porque eu creio que o seu alvo e o meu é sermos úteis, e atingirmos o coração dos que lêem. Aproveito para fazer um convite. gostaria de te-lo como meu amigo virtual na Verdade que Liberta. As minhas saudações em Cristo Jesus.

Postar um comentário

Deiche aqui suas mensagens